Início do cabeçalho do portal da UFERSA

CTARN

Visita ao DIJA via Estrada do Cajueiro

Tecnologia 22 de dezembro de 2017. Visualizações: 4. Última modificação: 22/12/2017 07:20:00

No último sábado, 16 de dezembro, visitamos o DIJA (Distrito Irrigado Jaguaribe-Apodi) em Limoeiro do Norte. Iniciamos a visita mostrando para os discentes a realidade da sobrevivência dos assentados em 5 Projetos de Assentamentos ao longo da Rodovia Federal BR 437 (Estrada do Cajueiro). O trecho que vai da Comunidade do Jucuri (BR 405) até a divisa com o Ceará continua em péssimas condições de tráfego. A partir da Divisa RN-CE (Comunidade de Baixa Branca) houve um investimento do DNIT – CE da ordem de 2,5 milhões e as condições de tráfego são excelentes, apesar da estrada ainda não ter sido pavimentada.
A partir da Comunidade Km 60 (localizada a 60 Km de Mossoró) o Governo do CE concluiu uma excelente estrada que contorna todo o DIJA e liga a Chapada do Apodi à BR 116, passando por Quixeré – Distrito de Flores (Limoeiro do Norte) e com acesso ao município de Russas.
O DIJA está passando pela sua pior crise hídrica. Há o fornecimento em dias alternados de apenas 3 horas de água a partir da Barragem das Pedrinhas (Limoeiro do Norte) para o Canal do DIJA, com exclusividade para a cultura da bananeira.